unnamed

Síndico Profissional – Como escolher o ideal

Antes de resolver se o condomínio vai precisar de um síndico morador, que seja um proprietário do imóvel e que, dessa forma, possa contribuir com as finanças e com a administração, os moradores podem encontrar uma solução mais viável, fazendo com que toda a parte administrativa e operacional sejam de responsabilidade de um síndico profissional.

Sendo esta a decisão final, na hora de escolher um síndico profissional, não basta apenas encontrar uma pessoa que possa atender, ou seja, os moradores não se devem deixar levar apenas pela intenção de contratação.

Mesmo que um determinado candidato pareça ser a pessoa ideal, a função de síndico profissional vai exigir muito mais do que apenas alguém que saiba conversar ou demonstrar ser afável com os moradores.

Um síndico precisa ser, antes de tudo, um bom administrador, tendo capacidade de lidar de relações sociais a problemas de emergência, além da logística e da administração interna.

Para isso, é necessário que o síndico profissional escolhido conheça como o condomínio funciona, como são as relações entre os moradores e os empregados que já trabalham ali e, principalmente, deve ter experiência em administração de condomínios.

Dessa forma, os moradores precisam ter um bom esclarecimento sobre a escolha do síndico profissional, uma vez que é necessário, antes de tudo, manter o condomínio de uma forma organizada, principalmente na área financeira, evitando desgastes com os moradores proprietários. Ou seja, não adianta apenas ser uma pessoa “legal”, mas sim um bom administrador.

Qual é o candidato ideal para ser síndico profissional

Para escolher o melhor síndico profissional é necessário que ele apresente algumas qualificações, que são importantes para a administração do condomínio, como, por exemplo:

  • Saber como administrar um condomínio;
  • Conhecer todas as necessidades dos moradores e do condomínio;
  • Saber quais problemas deve resolver no condomínio;
  • Conhecer a fundo suas funções como síndico profissional;
  • Manter um bom relacionamento com os moradores;
  • Saber trabalhar com conciliação.

O síndico profissional é a pessoa que deve não apenas administrar as finanças, mas também os problemas do condomínio. Para atuar nessa função é essencial que ele apresente bons resultados, encontrando as melhores soluções para todos os problemas administrativos e de relacionamento.

A contratação de um síndico profissional, dessa forma, evita um grande número de problemas para o condomínio, uma vez que o profissional contratado não está diretamente envolvido com as situações, podendo oferecer soluções que atendam todos os lados de qualquer contenda ou conflito.

Como um profissional habilitado, o síndico contratado pode apresentar propostas viáveis, ao alcance dos condôminos, uma vez que os problemas financeiros atingem a todos. Diante disso, havendo necessidade de melhorias, o síndico poderá estabelecer um plano com metas e cronogramas que estejam dentro das possibilidades de todos os moradores.

O síndico profissional e a administradora

Através de uma administradora de condomínios é possível fazer a contratação de um síndico profissional habilitado, já que ela tem conhecimento de pessoas capacitadas para a função, podendo trabalhar ambos em conjunto para oferecer as melhores soluções para os moradores.

Nos tempos atuais, em razão do grande número de compromissos por parte dos moradores, a maior parte dos condomínios faz a opção pela contratação de um profissional externo, indicado pela própria administradora, que também pode acompanhar a contratação e analisar o perfil do escolhido.

É preciso haver essa sintonia, uma vez que a administradora de condomínios exerce algumas funções, enquanto que o síndico profissional tem suas próprias atribuições. No entanto, as partes não deixam de se comunicar para qualquer ação, já que a administradora é uma cogestora, enquanto que o síndico é quem assume a responsabilidade pelas ações.

síndico profissional se torna responsável também pela comunicação com a administradora, podendo depois repassar todas as informações para os moradores que, por sua vez, podem decidir sobre a aprovação ou não das ações tomadas, ou seja, os três lados podem trabalhar em conjunto, oferecendo maior tranquilidade a todos os moradores.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print

© 2020 AADM CONDOMINIOS Todos direitos Reservados.

Open chat